Como planejar o lançamento da sua cervejaria artesanal
Para os que entendem do assunto e desejam transformar o hobby em lucro, o primeiro passo é entender como lançar uma cervejaria, visto que existe todo um processo que envolve um planejamento de negócio, marketing da marca e produto, entendimento das leis sobre esse ramo e sobre as leis do consumidor, entre outros detalhes que falaremos mais adiante.
O processo é trabalhoso, porém é um investimento que, com um bom planejamento, tem possibilidade de obter retorno, pois nosso mercado para esse setor ainda é pequeno.
Segundo dados da ABRACERVA (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) no ano de 2019 o Brasil atingiu a incrível marca de 1000 fábricas de cerveja — número que eu espero poder ter o prazer de atualizar nesse artigo daqui há alguns anos.
Mas esse número ainda é pouco expressivo quando levamos em consideração a porcentagem de produção vinda de cervejarias artesanais, cerca de 2% da produção total de cerveja no país!
Por outro lado, por se tratar de um nicho do mercado em expansão, muitos estão apostando suas fichas neste setor, veja só, somente de 1999 até 2009, o número total de fábricas de cerveja teve um crescimento de 192 para 255.
Já na outra década, de 2009 até 2019 o número chegou a 1000, ou seja, um crescimento de 292,1%.
Portanto, a primeira dica para lançar sua cervejaria é: conheça profundamente o processo produtivo, pois criatividade na elaboração das receitas e consequente qualidade do produto são essenciais para obter destaque neste setor.
O consumidor da cerveja artesanal é exigente, pensando nisso, o empreendedor deve apostar em produtos que proporcionem experiências sensoriais diferenciadas.
Também é preciso pensar no investimento que terá com a compra ou aluguel do local onde ficará localizada sua cervejaria artesanal, a contração de pessoal para a devida mão obra que terá no estabelecimento, compra de maquinário, compra de uma quantia de matéria prima suficiente para uma primeira produção para o mercado e, assim por diante.
Além disso, o valor investido dependerá do tamanho do negócio que pretende abrir e da sua disposição para fazer uma ampla pesquisa antes de comprar qualquer coisa para sua futura cervejaria artesanal.
Ou seja, investir no mercado artesanal no Brasil não é barato.
Plano de marketing para cervejaria
O marketing é a pura estratégia de vendas do seu produto, é a maneira como constrói a imagem da marca do seu produto para sua divulgação, por isso se diz que o marketing é o pai da publicidade, pois sem um marketing bem estruturado a publicidade fracassa e o contrário também é verdade.
Em suma, o marketing é o planejamento do antes, durante e depois do processo de vendas do produto, e a publicidade é a divulgação para estimular o cliente a comprar o produto.
Para quem desejar fazer um bom marketing para sua cervejaria, o empreendedor deverá antes fazer uma boa gestão da marca do seu produto.
Isso é conhecido como branding, a marca é toda junção de ideia do seu produto, é tudo que você quer passar para seu cliente:
A experiência
O sabor
O aroma
A sensação ao experimentar o produto
Sendo assim, nesta fase é preciso saber exatamente o impacto que seu produto pode gerar no consumidor para, posteriormente, colocar essa visão no marketing do produto.
Não se esquecendo de que é extremamente importante pensar na criação do rótulo como um todo. Ele dará ao cliente as primeiras impressões da sua cerveja.
Comunicação digital — sites e redes sociais
Esse ponto é indiscutível no cenário atual, onde estamos cada vez mais conectados na internet e redes sociais como Youtube, Facebook, Whatsapp e Instagram são nessa ordem as mais utilizadas do Brasil.
Também é importante investir em um bom site, de carregamento rápido e compatível para dispositivos móveis, já que a maioria das pessoas acessam sites pelo celular. No site você poderá estruturar as informações de praxe, como a história da marca, missão, visão e valores, promoções, os produtos e entre outros.
Isso servirá para tentar criar uma conexão com o cliente
E nunca se esqueça da criação e distribuição de conteúdo nos canais para trazer os clientes mais pra perto de você. É mais sensato chamar a atenção das pessoas para sua marca de forma indireta e, talvez em uma próxima vez, que ela quiser tomar uma cerveja ela poderá se lembrar dela, apenas pelo conhecimento que deu a ele — como fazemos aqui no Homini Lúpulo.
Certamente, o bom plano de marketing trabalha com os 4Ps:
Produto;
preço;
praça;
promoção.
É a partir destes 4Ps que se dará início ao plano de marketing.
Estratégias de divulgação do lançamento
Após todo o plano de marketing é hora de divulgar sua cervejaria para o lançamento. No entanto, há muitas maneiras de divulgar e o meio escolhido dependerá do seu capital para investimento.
Por isso vamos listar alguns que fazem sentido para uma cervejaria que deseja lançar a sua marca ou produtos novos.
1. Redes sociais
Os meios mais práticos e baratos são as redes sociais onde você paga uma quantia mínima para impulsionar uma publicação e assim alcança mais pessoas.
Mas também existem as publicações orgânicas em que você não paga para alcançar mais pessoas, porém seu alcance é limitado.
Explore o conteúdo visual como imagens, vídeos e stories para o seu lançamento, pois por se tratar de um produto onde o visual importa muito, ter esse viés na comunicação ajudará muito ao consumidor final.
2. Influenciadores digitais
Outra ideia é explorar os tão falados influenciadores digitais de seu meio.
Aquele mesmo, o chato que aparece toda hora em seu Instagram, ou aquela outra pessoa legal e que dá muitas dicas em seus stories!
Hoje nos sentimos mais a vontade comprando produtos que são recomendados, possuem avaliações ou que alguma pessoa de confiança nos indica.
Por isso os influenciadores e pessoas conhecidas do nicho cervejeiro podem ser uma excelente oportunidade se você quer atingir o seu mercado.
Aposte em bares, beer influencers, sommeliers ou inclusive outras cervejarias para a divulgação do seu evento — até porque elas podem se tornar uma parceira em um futuro próximo.
Mas lembre-se de que empresas e pessoas costumam cobrar pela divulgação, enquanto outras divulgam gratuitamente, portanto pergunte se eles trabalham com um media kit, onde os valores são tabelados.
3. Eventos
Quem não gosta de uma cerveja boa e na promoção quando se tem um evento cervejeiro?
Esse tipo de aproximação com seu público se torna interessante porque é feito um contato direto da marca e das pessoas por trás dela com o potencial consumidor final, portanto a organização ou participação de eventos se trata de uma oportunidade muito boa.
Existem vários concursos e campeonatos regionais onde sua cervejaria e seu produto podem se tornarem conhecidos, pesquise por eles e vá sem medo!
Lembre-se somente de registrar tudo, porque será seu portfólio a ser trabalhado nas redes sociais. Tire uma grande gama de fotos, grave vídeos da cervejaria, estande, produção e backoffice.
Caso tenha tecnologia necessária, trabalhar com câmeras profissionais utilizando os acessórios adequados e quem sabe um drone no lançamento pode ser uma tremenda sacada, pois o mercado está em alta e você pode encontrar diferentes pessoas para prestar o serviço.
Com boas fotos e vídeos você, certamente, despertará a atenção e curiosidade das pessoas e, caso deseje terceirizar o serviço, lembre-se de contratar um profissional com habilidade para isso.
Mas se você não conta com tantos recursos, o bom e velho celular nas mãos da pessoa certa pode ser uma ótima ferramenta para alimentar as redes sociais e tirar fotos que podem alimentar peças gráficas.
Portanto não pense que essa estratégia só funciona para quem tem recurso, pois afinal, cervejeiros sempre dão um jeito para as coisas, não é?
Caso você tenha outras dúvidas sobre o lançamento da cervejaria e quer entrar em contato, sinta-se a vontade para deixar seu comentário, ficaremos felizes em ajudar você!
Fonte: https://www.hominilupulo.com.br